quinta-feira, 23 de julho de 2009

VIRTUAL BUMBAPARADE


Esta é a versão virtual do projeto. Trata-se de um arquivo e alta resolução disponível para download no site.

Como a versão “material” do projeto, deve ser interferido de qualquer forma, respeitando somente a forma do Bumba.O arquivo está disponível em aqui e depois de finalizado, uma cópia deve ser enviada para vurraro@yahoo.com.br ou diretamente para galeria virtual do blog por e-mail no endereço vurraro.vurraro@picasaweb.com com o assunto galeria virtual.

As obras serão impressas e expostas junto com os Bumbas de gesso.


quarta-feira, 22 de julho de 2009

015-Lines, vines and trying times - Catarina Vurraro




O Bumba nº015 representa uma das bandas pop de maior sucesso na atualidade, os Jonas Brothers que aparecem em uma foto colagem marcando mais um momento da forte influência da cultura americana no mundo.
Nº015
Título: Lines, vines and trying times
Autor: Catarina Vurraro
Ano: 2009
Técnica: Colagem

sábado, 18 de julho de 2009

010.JB - Larissa Dezan



Nº010
Título: JB
Autor: Larissa Dezan
Ano: 2009
Técnica: Tinta acrílica

BumbaParade: Produção

Produzido uma a uma em molde de silicone, cada peça finalizada em gesso demora aproximadamente uma semana para secar completamente.

003.O Eterno Fascínio - Enio Vurraro/Miguel Vurraro





Nº003
Título: O Eterno Fascínio
Autor: Enio Vurraro/Miguel Vurraro
Ano: 2009
Técnica: Tinta acrílica e colagem

002.Bumba Imperial - Miguel Vurraro





Não tinha dúvida de onde viria o segundo. Meu fiel incentivador e participante ativo. O pequeno Miguel pinta seu momento Star Wars com determinação.

Como todo artista, tem uma pontinha de insatisfação ao término.

Nº004
Título: BumbaVather
Autor: Miguel Vurraro
Ano: 2009
Técnica: Tinta acrílica

001.Cultura em agonia - Enio Vurraro





Eis que surge o primeiro Bumba!! Foi pintado por mim (Vurraro) e dá partida definitiva ao projeto. Que venha toda boiada agora de qualquer parte para qualquer lugar.

Nº001
Título: Cultura em agonia
Autor: Enio Vurraro
Ano: 2009
Técnica: Acrílico e colagem

Produzindo o 004



Fotos da produção do Bumba (beta) nº004.

Cópia em gesso




Este é o Bumba 112, faz parte de uma série de teste.
Preenchido com gesso que provavelmente será o material final já que a resina que era mais cotado se mostrou caro e difícil de trabalhar. Esta cópia ficou com defeito, sem a boca, mas a partir dela serão feitos alguns experimentos de pintura e resistência.

Molde pronto

Peguei hoje a forma final e um teste feito em parafina. Este primeiro que serve para ver a forma final ficou defeituoso, sem a boca, mas a partir daí começam os testes para o material final.

Pequeno imprevisto

Não sei por que, mas achei que isso iria acontecer mesmo. Liguei para o Afranio e ele me falou que atrasou a entrega do silicone e com isso o molde não ficou pronto. Nova data: Próxima quarta.

Molde

Ontem entreguei para o Afranio o Bumba para ser produzido o molde para reprodução. Ele me prometeu para próxima segunda e a partir dai vou definir o material final.

Matriz


Natal

O nascimento de Bumba.
10/05/2008 - 11h50

sexta-feira, 17 de julho de 2009

Bumba o que?

Criar um vínculo entre a obra de Vurraro e diversas e diferenciadas pessoas é a proposta do projeto. Cada peça trás um pouco a história do seu criador, representa de alguma forma um momento de vida e juntas formam uma energia conjunta e única.
Inspirado livremente no projeto CowParate, onde figuras de vacas são espalhadas pelas grandes cidades após serem pintadas por determinados artistas e convidados, o projeto BumbaParade tem como finalidade a produção em massa da arte, atingindo qualquer um que tenha interesse em manifestar-se artisticamente na pequena figura de boi bumba idealizada e moldada pelo artista plástico Enio Vurraro. Resgatado do Bumba-meu-boi, boi-bumbá, boizinho, boi-de-mamão ou boi-de-reis uma dança do folclore popular brasileiro, com personagens humanos e animais fantásticos. Conta a lenda que a da escrava Catirina, grávida, que pede ao marido Chico (ou Pai Francisco) para que mate o boi mais bonito da fazenda porque quer comer a sua língua. Ele atende ao desejo da mulher e é preso pelo seu feitor, que tenta a todo custo ressuscitar o boi, com a ajuda de curandeiros. Boi revivido, tudo acaba em festa. A essência da lenda enlaça a sátira, a comédia, a tragédia e o drama, e demonstra sempre o contraste entre a fragilidade do homem e a força bruta de um boi. O movimento visa distribuir o Bumba, um pequeno boi reproduzido em gesso ou resina que deverá ser personalizado com qualquer técnica pelo participante. Após finalizada a interferência é tirada uma foto, pelo próprio autor ou a equipe do BumbaParade, que será publicada no site http://www.bumbaparate.blogspot.com/ com o nome e número da peça. O dono do boi torna-se responsável pela obra e compromete-se a em determinada data (futuramente estabelecida) a empresta-la para exposições que reunirão toda produção coletiva.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...